quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ovo ou Galinha



O que veio primeiro? O Ovo ou a Galinha?
Durante centenas de séculos, as pessoas foram sendo arranhadas cerebralmente por esta célebre pergunta que, de facto, merece devida atenção porque embora seja uma pergunta completamente estúpida e desinteressante, só é assim caracterizada pela não resposta que evoca nas nossas mentes.
Vamos tentar responder esta pergunta usando todos os conhecimentos que o ser Humano recolheu ao longo dos tempos em que se ocupou em evoluír mentalmente uma vez que a sobrevivência já não era um imperativo na sua vida.

Na imagem à esquerda podemos observar galinhas num momento de lazer, ou seja, quando não estão a comer ou a parir ovos. Na imagem à direita vemos uma galinha a atravessar a rua sem razão aparente. O que sabemos sobre a galinha? É um animal, da classe das aves vertebradas do género Gallus. Aposto que estão a pensar: "Ok......Quésta merda? Isso não vai ajudar em nada...". Opá calma. Vamos complementar a informação da galinha com alguma informação sobre ovos.

                                                                                                                  

Vemos aqui, vários tipos de ovos de galinha. De acordo com a wikipédia, Bear Grylls e o senso comum os ovos não provém só de galinhas ou aves em geral, mas também de répteis, anfíbios e peixes. Então, chegamos à conclusão que a pergunta formulada é demasiado específica tendo de ser respondida por interpolação de factos relacionados com a evolução da própria vida.

Iremos, então, analisar os factos e fazer uma viagem no tempo até descobrirmos o ancestral comum da questão. Ora bem, vamos começar por saber de que criaturas evoluíram as galinhas. É isso! Acertás-te! Evoluíram dos dinaussauros que suportavam o seu peso em apenas 2 patas. Eis um exemplo:


Então, as galinhas vieram dos dinaussauros, ambos nasciam de ovos... parece fazer sentido... mas então quem veio primeiro? O ovo ou o dinaussauro? Acho que é seguro afirmar que antes dos grandes répteis haviam pequenos répteis, e antes desses haviam apenas anfíbios que provavelmente evoluíram de peixes que estavam fartos de nadar.



Mas então o que veio primeiro? O ovo ou o peixe? Vamos fingir agora que em vez de os ovos sairem dos peixes e produzirem mais peixes acontecia tudo ao contrário e o tempo andava para trás. Os peixes recém nascidos iam para dentro dos ovos que iam para dentro dos peixes e por aí fora. Chegamos agora ao momento em que a vida apareceu na Terra pela primeira vez.
O que é a vida? Aprendi que um organismo só é considerado vivo se tiver maneira de se replicar, ou seja, formar descendência. Neste momento, podia usar qualquer uma das teorias sobre a primeira forma de vida do planeta para defender o meu caso mas vou escolher a que para mim faz mais sentido (ou não, ou sim... opa porra!!!). Li num livro que a vida apareceu, mais ou menos, assim: No passado, há muito tempo atrás, os compostos orgânicos existentes foram-se juntando, ficando cada vez maiores gráças à grande actividade eléctrica das tempestades e dos raios UV que ionizávam muitos compostos. Chegou certa altura em que esses compostos orgânicos conseguiam formam uma espécie de película circundante que as protegia. Dessa forma foi-lhes facilitado e possibilitado a replicação desses compostos, hoje conhecido como DNA.

Vamos agora pensar um bocadinho. Quando 2 gâmetas nos seres humanos se juntam formam o Ovo que dá origem ao ser humano novo. Mas também é verdade que há seres capazes de se reproduzir por partenogénese e até assexuadamente. No caso dos compostos orgânicos, foi preciso eles existirem previamente antes de poderem desenvolver a tal membrana celular. Se considerarmos a célula nos primórdios existências da vida na Terra como um "Ovo" e segundo a definição de vida ( para ser um ser vivo tem que se replicar ) Podemos afirmar com toda a clareza (ou não) que o que veio primeiro foi o OVO!!!!

P.S: Como eu li algumas destas teorias há já mais de um ano é natural que não tenha a certeza em relação ao que acabei de escrever.

2 comentários:

  1. OMG. Deixa-me meter/introduzir/penetrar isto nas Parcerias Entre Titãs do meu blogue. Por favor, por favor, por favorrrr xD.

    ResponderExcluir
  2. Okeie xD

    Com os devidos direitos de autor faxabore XD

    ResponderExcluir